06/06/2018 Semana Vivendo o Choro!

Foto: Isabela Senatore

A Semana Vivendo o Choro no Conservatório Carlos Gomes, que acontece do dia 2 ao dia 5 de Julho de 2018 convida os músicos, a partir dos 12 anos de idade para tocar e ouvir choro em seus diversos gêneros. Durante os encontros, com duração total de 12 horas/aula, serão trabalhadas as formas clássicas de interpretação do choro, samba, maxixe, polca, etc, voltadas principalmente para a formação de regional.

A turma será formada por no máximo 15 alunos e no minímo 10 alunos, dos quais serão organizados em seção de acompanhamento e seção solista e a aula será conduzida como um ensaio voltado para a prática de conjunto, a solução de problemas musicais e a interpretação do grupo. Para participar na seção de acompanhamento é necessário saber a leitura básica das cifras, já para a seção solista o canditato precisa saber ler a paturtitura ou memorizar uma ou mais músicas.
O objetivo principal é desenvolver, no gênero choro, a prática do acompanhamento em grupo e da linguagem solista.

O que os alunos devem levar:
  • Lápis, borracha, partituras do encontro e caderno
  • Instrumento
  • Estante de música
Professores

Eduardo Lobo - Guitarrista, violonista e doutor em música pela Unicamp, integra o grupo Quatro a Zero e se apresenta com o pianista Rafael dos Santos e com a cantora Ana Salvagni. No ano de 2006 tocou ao lado do bandolinista Joel Nascimento em 15 universidades de norte a sul do país. Nos anos de 2012 e 2016 realizou duas turnês internacionais passando pelo 25º Festival de Jazz de Guimarães (PT) e nas cidades de Aveiro, Porto, Lisboa, Paris e Amsterdã. Como pesquisador estuda a obra de Radamés Gnattali, tendo realizado como solista a gravação da série integral dos Concertos Cariocas com a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (2015). No ano de 2018 participou como professor do II Seminário Euro-Brasileiro de Choro, realizado na Unicamp. Atualmente é professor do curso de Licenciatura em Música da FNB.

André Ribeiro - Bandolinista, pandeirista e bacharel em Música Popular pela Unicamp, já se apresentou ao lado de Alessandro Penezzi e Izaías Bueno de Almeida. Em 2004 realizou o Concerto em Sol Maior para dois bandolins, de Antonio Vivaldi, com a Orquestra Sinfônica da Unicamp. Dotado de uma técnica primorosa, André venceu em 2009 o 8º Prêmio Nabor Pires Camargo. Com quatro discos lançados, tem se apresentado em importantes palcos do Brasil e em 2015 realizou uma turnê internacional pelas cidades de Londres, Paris e Amsterdã.

Serviço:
Semana Vivendo o Choro
Data: 2 a 5 de julho de 2018.
Carga Horária: 12 horas/aula
Faixa etária: mínimo 12 anos
Investimento: R$ 200
Horário: das 19h às 21h30 (15 min de intervalo)