Conservatório Carlos Gomes

Portal Aluno
Conservatório Carlos Gomes
  • Dança
  • Instrumento Musical e Canto
  • Teatro
  • Iniciação Artística

/ Curso Técnico de Instrumento Musical e Canto


Informações Gerais Sobre o Curso Técnico de Instrumento Musical e Canto

Sobre o Curso:

O Curso é dedicado para alunos com conhecimento de Instrumento e Canto. Os candidatos passam por uma prova prática e outra teórica. 

O Conservatório realiza um curso de 3 semanas de teoria e percepção e ao final o aluno realiza uma prova prática e teórica no mês de Janeiro.

É indicado aos alunos que ainda não possuem muito conhecimento, que iniciem o curso básico (livre) para posteriormente participar do Processo Seletivo do Curso Técnico em Instrumento Musical e  Canto.

Os Cursos Profissionalizantes do Conservatório Carlos Gomes são reconhecidos pela Diretoria Regional de Ensino - Campinas Leste e que habilitam o aluno a ingressar no concorrido mercado de trabalho de produções artístico-culturais.

Horário: Sábado - 8h às 16 horas (Aulas Coletivas)

Aulas (Individuais) de Instrumento e Canto poderão ser ministradas durante a semana, conforme a disponibilidade dos professores.

Duração: 3 anos

 

Componente Curricular:

Estruturação Musical

Harmonia Popular

Percepção Rítmica e Melódica

Prática de Conjunto Popular

Música de Câmera

Arranjo

Coral

História da Música

Salão de Concertos - Atividades Extras Musicais

Datas e Horários das Provas para 2017

  • ENTRE EM CONTATO PARA AGENDAR SUA SELETIVA COM HORA MARCADA -  TEÓRICA E PRÁTICA

 

Sistemática de Matrícula dos Alunos:

A matrícula dos alunos é efetuada em época prevista no Calendário Escolar, mediante: requerimento do responsável ou do próprio aluno, se maior, dele constando a anuência ao Regimento Escolar.

Demais documentos cópia do RG, CPF, Certidão de casamento, uma foto 3x4, histórico escolar do ensino médio, ou declaração de estar cursando.

O concluinte do Curso Técnico de Instrumento Musical e Canto só receberá o diploma se apresentar a conculsão do ensino médio.

A matrícula é feita:

I - Por Classificação;

II - Por Reclassificação;

 

São condições para matrícula:

Apresentação de comprovante de conclusão do Ensino  Médio, ou declaração de estar cursando.

O aluno para ingressar no Curso Técnico de Nível Médio além do item acima, deverá participar do processo seletivo, realizado no final o mês de janeiro.

 

Instrumento Musical - prova teórico-prática de Teoria Musical, Percepção Rítmica e Melódica. Para cada instrumento, um movimento de Sonata, 2 Invenções de Bach, 3 Estudos, escalas maiores e menores, uma peça de autor brasileiro e uma peça de autor estrangeiro.

Canto - Vocalise, 2 peças de autor brasileiro, 2 peças de autor estrangeiro, 1 ária de qualquer ópera.

 

Professores:

Edson Tadeu Ortolan

Natural de Campinas (SP), fez seus estudos musicais no Conservatório Carlos Gomes, na Escola de Artes Pró-Música e em cursos livres na UNICAMP. Teve como professores Almeida Prado e Maria Helena Rosas Fernandes. É filiado à Sociedade Brasileira de Música Contemporânea. Muitas de suas composições já foram executadas por solistas e conjuntos de câmara no Brasil e exterior. Escreveu o livro “História da Música – do canto gregoriano à eletroacústica”. Leciona no Conservatório Carlos Gomes desde 1989.

Gilber Souto Maior

Mestre em Música pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP- 2014); Bacharel em Instrumento (violão erudito) pela Universidade Sagrado Coração (USC - 2009); 

Experiência em ensino coletivo de violão desde 2006 com a Orquestra de Violões Açucena da Serra (Agudos/SP - 2006); Projeto GURI (2007 - 2011) pólos abertos (Piratininga/SP; Itapuí/SP; Boracéia/SP; Bocaina/SP; Pederneiras/SP) pólo fechado (Campinas/SP - Unidades Fundação Casa)
Pesquisa atualmente os folguedos populares do Nordeste, e lidera o grupo de música armorial "Madureira Armorial", divulgando o movimento que Ariano Suassuna encabeçou na década de 1970.
Fez masterclass com grandes nomes do violão: Humberto Amorim, Paulo Belinati e Marcos Puña (BOL).
É professor no Conservatório Carlos Gomes de turmas de teoria e percepção (nível básico e iniciante); Prática de Conjunto Popular e Percepção (nível técnico); Professor de instrumento ( violão popular e erudito, guitarra, baixo elétrico,  viola caipira e teclado).

 

ARTHUR RAYMUNDO – Canto Popular E Erudito

Bacharel em Canto Lírico pela UNICAMP (2009-2013), tem como parte de sua formação um ano de intercâmbio na University of Alberta, Canadá (2012-2013), através do programa Ciências sem Fronteiras.

Foi bolsista por dois anos consecutivos (2011, 2012) no Dartington International Summer School, Inglaterra, onde estudou com Dame Emma Kirkby e teve intensa atividade de estudos e performance de música antiga europeia.
Participou do programa Opera on the Avalon (2013), Canadá, cantando nas óperas
La Traviata (Verdi) e A Flauta Mágica (Mozart).
Em 2014, 2015 e 2016 foi contratado em academias corais na Alemanha e Chile, sendo elas: Chorakademie Lübeck, Weimarer Bachkantaten-Akademie e Academia Internacional Del Teatro Del Lago.
Como solista cantou a frente da Camerata Filarmônica de Indaiatuba, Corporação Musical Villa-Lobos de Indaiatuba, Orquestra Sinfônica da UNICAMP, Newfoundland Symphony Orchestra e outros. Além de ter colaborado com diversos pianistas e outros instrumentistas em vários recitais. Suas últimas apresentações, em destaque, incluem concertos por diversas cidades na Alemanha com obras de J. S. Bach, regido por Helmuth Rilling, papel solista na ópera L’incoronazione di Poppea (Monteverdi) em Belo Horizonte, recital na Temporada de Música de Câmara do Theatro São Pedro (São Paulo), concertos com o Ensemble Charpentier em diversas salas de concerto em São Paulo – dirigido por Nicolau de Figueiredo, Carmina Burana com a Chorakademie Lübeck e a estreia mundial da obra “Luta e Vida” de Ricardo Calderoni com a OSUSP, ambos na Sala São Paulo.

PARA MAIS INFORMAÇÕES CONSULTE A SECRETARIA: 19 3253.0375


Contato

(19) 25190730 – (19) 32530375 – (19) 32542069 – (19) 32534372 – (19) 994476202
secretaria@ccg.art.br / simone@ccg.art.br

Rua Jose Freitas Amorim 155 - Jd. Santa Cândida, Campinas -SP cep 13087-504.
(Ver mapa de localização)

CCG nas redes sociais

Conservatório Carlos Gomes - Todos os direitos reservados