Conservatório Carlos Gomes

Portal Aluno
Conservatório Carlos Gomes
  • Teatro
  • Iniciação Artística
  • ARTE para o Futuro...
  • Instrumento Musical e Canto

/ Curso Técnico Profissionalizante de Dança


 Informações Gerais Sobre o Curso Técnico de Dança

Matrícula dos Alunos:

Apresentar os documentos cópia do RG, CPF, Certidão de casamento, uma foto 3x4, histórico escolar do ensino fundamental, ensino médio, ou declaração de estar cursando.

O concluinte do Curso Técnico de Dança só receberá o diploma se apresentar a conculsão do ensino médio.

A matrícula é feita:

I - Por Classificação;

II - Por Reclassificação;

São condições para matrícula:

Apresentação de comprovante de conclusão do Ensino Médio, ou declaração de que esta cursando.

O aluno para ingressar no Curso Técnico de Nível Médio além do item acima, deverá participar do processo seletivo, realizado no final do mês de Fevereiro.

O aluno participará de um preparatório de 1 semana, passando por modalidades (ballet clássico, jazz, moderno, sapateado) e em seguida será avaliado. 

Nos demais módulos, mediante comprovação de promoção no módulo anterior, cursado na própria Escola ou em outro sistema de ensino. (transferência)

Sobre o Curso:

Os Cursos Profissionalizantes do Conservatório Carlos Gomes são reconhecidos pela Diretoria Regional de Ensino - Campinas Leste e habilitam o aluno a ingressar no concorrido mercado de trabalho de produções artístico-culturais.

Os cursos são estruturados em uma carga horária mínima de 1160 horas + 40 horas de atividades extracurriculares que visam uma formação artística completa.

Horário: Noturno - Segunda a Sexta, 19hs às 22hs.

Duração: 3 anos

Professores:

Rubén Terranova

Bailarino, Professor,Coreógrafo e Pesquisador de Dança Moderna.

Iniciou seus estudos em dança, na Escola Municipal de Bailados em Buenos Aires.

Dançou nos teatros: Maipo, El Nacional, Astros, Metropolitan, Coliseu e General San Martin, em Buenos Aires.

Na Espanha: Teatro Victoria (Madri) e Colsada (Barcelona).

Na Itália: Circo Teatro de Roma (Roma).

No Chile: Teatro Municipal de Vinãs Del Mar (Vinãs Del Mar) e  Casino Las Vegas (Santiago de Chile).

No Brasil: Teatro Municipal de Belo Horizonte (BH), Castro Mendes (Campinas-SP) e Centro de Convivência Cultural (Campinas-SP).

Ministrou Cursos e Workshop: Ballet Ismael Guiser – Raça Compania de Dança – Ballet Stagium .Dança Ribeirão – Passo de Arte – Non Solo Danza (Itália). 

Coreografou para os grupos: Rama – Galpão 1 – Studio A – Sandra Godoy – Ballet Expressão –Cia Lina Penteado- Corpo Livre – Coreto Cultura.- Laboratório da Dança -Viva Arte – Grupo Independente Claudia Pereira.

Atualmente é Coordenador de Dança do Conservatório Carlos Gomes, e Professor de Dança Moderna do mesmo, e da Compania de Dança de Campinas.

Seus Trabalhos coreográficos foram premiados nos festivais de dança no Brasil e exterior: Enda Brasil - Festival de Dança de Joinville – Festival de Dança do Triangulo Mineiro-Passo de Arte – Dança Ribeirão – Fest Dança Campos do Jordão – Festidança São José dos Campos.- R V Promoções- V Festival de Dança Campos do Jordão- Valinhos em Dança.

Festival de Danza em Cuba – Festival de Dança em Barna (Bulgária).

 

Fernando Zavickis

Formou-se em Ballet Clássico pela Royal Academy of Dance em 2013.

Foi escolhido para o primeiro elenco da São Paulo Companhia de Dança, sob direção de Iracity Cardoso e Inês Bogéa. Dançou na Alemanha, Colômbia e Estados Unidos com a Cia. de Dança Cisne Negro sob direção de Hulda Bittencourt. Integrou o Balé Contemporáneo del Teatro San Martin (Argentina) sob direção de Mauricio Wainrot.

Patricia Vaghetti

Iniciou seus estudos em 1977 na Academia de Artes Odette Motta Raia, com os cursos de ballet clássico e jazz, onde também iniciou sua carreira como professora e coreógrafa. Anos depois estudou e trabalhou no Centro de Artes Lya Trondi, onde também iniciou seus estudos com dança contemporânea e moderna; na Academia de Dança Iris Ativa como bailarina de um grupo profissional de modern jazz sob direção de Silvia Geraldi; no Conservatório Musical Carlos Gomes onde recebeu premiações como coreógrafa em diversos festivais de dança. Participou da montagem do musical UM HINO AO AMOR sobre Edith Piaf, coreografado por Ruben Terranova com direção de Abílio Guedes;

Em 1999 trabalhou por um ano como professora, coreógrafa e diretora na Itália na escola NON SOLO DANZA sob o convite do diretor Reynaldo Otero; em 2001 foi também coordenadora de dança do Conservatório Carlos Gomes; em 2003 voltou para a Itália onde residiu, trabalhou e estudou até final de 2010.        

Atualmente ministra aulas de Modern Jazz e História da Dança no Conservatório Carlos Gomes, para os cursos básicos e técnicos e neste ano de 2015, no Festival de Dança de Campos do Jordão, teve mais um trabalho coreográfico premiado na categoria Jazz Sênior. 

 

Priscila Soares

Priscila Soares é musicista, bailarina , sapateadora, coreógrafa e artista plástica, formada pelo Conservatório Carlos Gomes de Campinas (dança e música) e Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Participa dos mais diversos Festivais de dança renomados do Brasil (Joinville, Passo de Arte, Dança Ribeirão, Bravos, Festidança , Campos do Jordão, etc) trazendo consigo diversos prêmios.

Sua formação em sapateado americano inclui diversos mestres, como: Jason Samuels (USA), Michelle Dorrance (USA) , Evereth Smith (Canadá), Van Porter (USA), Luizz Baldijão (Brasil) entre outros e preparação para teatro-musical com Simone Gutierrez e Eduardo Berton, dramaturgia aplicada com Eduardo de Santhiago e decantando Sensações com a professora da Universidade de Uberlândia-MG, Fernanda Bevilagua.

Já na formação de dança irlandesa, iniciou seus estudos nessa modalidade  em 1998,e, esteve recentemente em Dublin (Irlanda) para aprimoramento da técnica e busca cultural folclórica. É graduada pela An Coimisiún le Rincí Gaelacha (Dublin).

Participou do Criança Esperança de 2003 como bailarina e da abertura e primeiro capítulo da novela global  “Eterna Magia” em 2007, com o hard-shoe em destaque. Atua como jure nas competições de diversos Festivais de Dança , principalmente no Mapa Cultual, patrocinado pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo

Atualmente ministra aulas de sapateado americano e de dança irlandesa para grupos de dança de diversas academias de Campinas e dá suporte técnico para academias de outros estados do Brasil.

 

Amadeu Tilli

Tilli, sempre foi parte do Conservatório, que conheceu através do TEC (Teatro do Estudante de Campinas), onde participava de vários espetáculos, sob direção de Teresa Aguiar. Nesse tempo, teve a oportunidade de contracenar com Regina Duarte, no AUTO DA COMPADECIDA, de Ariano Suasssuna e no NATAL NA PRAÇA, de Henri Gheón . Na sua ânsia de ajudar o grupo, fazia a iluminação, atuava como contra-regra, quando adolescente, e foi da primeira turma que se formou em Teatro, quando o Conservatório oficializou o seu curso, em 1983, tendo convivido então com Edgar Rizzo, Abilio Guedes, Luiz Otavio Burnier, Rubens Teixeira e muitos outros profissionais de teatro.

No TEC, além do Auto da  Compadecida e do Natal na Arena, fez Pluft, o Fantasminha e. no Conservatório, no fim do curso, participou da peça “O Visitante”, de Hilda Hilst, entre muitas outras montagens.

Como produtor e diretor independente, realizou “Maroquinhas Fru Fru”, “O Aprendiz do Feiticeiro”, de Maria Clara Machado, Libel , a Sapateirinha , O Cavalinho Azul  e Orquestra de Senhoritas, sob direção de Edgar Rizzo. Além disso, nas horas vagas, é um pintor que enche de alegria e de cores qualquer parede e, com esse talento inato para usar as mãos com competência, tem sido o excelente professor de “maquiagem”  e de “cenografia” do curso profissionalizante de teatro. 

 

Componente Curricular:

Técnica de Dança - Ballet Clássico
Dança Moderna
História da Dança
Cinesiologia
Sapateado
Jazz
Danças Folclóricas
 

PARA MAIS INFORMAÇÕES, CONSULTE A SECRETARIA: (19) 3253-0375.


Contato

(19) 2519-0730
secretaria@ccg.art.br / simone@ccg.art.br

R. José Freitas Amorim, 155
Jd. Santa Cândida, Campinas
(Ver mapa de localização)

CCG nas redes sociais

a