Conservatório Carlos Gomes

Portal Aluno
Conservatório Carlos Gomes
  • Iniciação Artística
  • Teatro
  • Dança
  • Instrumento Musical e Canto

/ Música e Canto


Curso Livre de Instrumento e Canto

O Curso Livre de Instrumento e Canto possui 2 aulas semanais, uma aula prática (individual) e outra teórica (coletiva).

Público: para todas as idades (aconselhável a partir de 8 anos).

Horário Aulas Teórica: de acordo com a disponibilidade da escola. (Aulas em Grupo)

Horário Aulas Práticas: de acordo com a disponibilidade do professor. (Aulas Individuais)

CONSULTE A LISTA DE INSTRUMENTOS

Alguns Professores:

 

EDSON TADEU ORTOLAN – História Da Música

Natural de Campinas (SP), fez seus estudos musicais no Conservatório Carlos Gomes, na Escola de Artes Pró-Música e em cursos livres na UNICAMP. Teve como professores Almeida Prado e Maria Helena Rosas Fernandes. É filiado à Sociedade Brasileira de Música Contemporânea. Muitas de suas composições já foram executadas por solistas e conjuntos de câmara no Brasil e exterior. Escreveu o livro “História da Música – do canto gregoriano à eletroacústica”. Leciona no Conservatório Carlos Gomes desde 1989.

 

GILBER SOUTO MAIOR – Violão Popular E Erudito / Guitarra / Baixo Elétrico / Viola Caipira E Teclado

Mestre em música pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), pesquisa os folguedos populares do nordeste brasileiro desde o ano de 2010 e atualmente aprofunda questões sobre o poeta cantador, conhecido como repentista. Coordena o grupo Madureira Armorial, que busca divulgar a sonoridade do movimento armorial encabeçado pelo escritor Ariano Suassuna. Leciona no Conservatório Carlos Gomes nos cursos livre e técnico, matérias teóricas e instrumento musical (guitarra, violão popular, violão erudito e viola caipira). 

ARTHUR RAYMUNDO – Canto Popular E Erudito

Arthur Raymundo, tenor, atualmente está finalizando o Bacharelado em Música com habilitação em Canto Erudito na UNICAMP no estúdio de Adriana Kayama, onde ingressou em 2009. Participou de Festivais de música pelo Brasil como o XIII Festival Nacional de Canto de Piracicaba, 29ª Oficina de Música de Curitiba e da III Semana de Música Antiga da UFMG. Por dois anos consecutivos (2011 e 2012), foi aluno bolsista do curso de verão Dartington International Summer School, na Inglaterra, tendo orientação de Dame Emma Kirkby, Robert Murray, Linda Hirst e Andrew Watts. Participou da ópera Actéon de Charpentier e de demais atividades.Em 2012 recebeu uma bolsa do governo brasileiro para graduação-sanduíche na Universidade de Alberta, no Canadá, onde estudou por um ano no estúdio da mezzo-soprano Elizabeth Turnbull. Ainda no Canadá, participou do programa de verão Opera on the Avalon, onde cantou o papel de Giuseppe em La Traviata (Verdi) e 1º Sacerdote e Homem de Armadura em A Flauta Mágica (Mozart). Como solista cantou com aCorporação Musical Villa-Lobos de Indaiatuba, Orquestra Sinfônica da UNICAMP, Newfoundland Symphony Orchestra e colaborou com diversos pianistas em vários recitais.

 

CLAUDIO CÉSAR GATTO – Violino

Nascido em Rio Claro-SP, iniciou seus estudos no projeto da Orquestra Sinfônica de Rio Claro tendo aulas com Raul Sartori de Lima. Cursou o Conservatório Carlos Gomes em Campinas tendo aulas de violino com os professores Antonio Carlos Gomes e André Sanches. Recebeu o prêmio de melhor instrumentista do conservatório no ano 2000. Participou do Festival das Montanhas tendo aulas com os professores Betina Stegman, Alejandro Drago. Participou do curso de música de câmara promovido pela ULM – São Paulo. Osesp itinerante participou do curso de apreciação musical e masterclass com Adrian Petrutiu, Mattew Thorpe e Thomas Zehetmair. Musico da orquestra Sinfônica de Rio Claro onde lecionou aulas de violino. Como solista apresentou-se na Orquestra Sinfônica de Rio Caro. Como musico convidado apresentou-se com a Filarmônica de Piracicaba, Sinfônica de Americana, Orquestra Jovem da Unicamp, Jovens Solistas de Campinas, Orquestra Experimental do Conservatório Carlos Gomes, Sinfônica de Araras, Sinfonica de Indaiatuba e Orquestra Sinfônica de Campinas. Como Spalla participou da turnê FIO – Américas (Festival Internacional de Ópera). Atualmente tem aulas com o professor Artur Huf. Cursando graduação de música UNIMES.

RICARDO CARVALHO – Violino / Viola

Bacharel em Música pela Universidade de Brasilia (UnB). Desde 1986 é violista da Orquestra Sinfonica Municipal de Campinas.

Durante 11 anos foi violinista da Orquestra Sinfônica Municipal de Americana. Atuou como solista e camerista em diversos grupos. Atualmente integra como violista o Trio A1 Campinas, apresentando-se na região e em outros estados. Como Violista e Violinista, é muito requisitado para tocar em eventos musicais.Há 30 anos é professor de Violino e Viola particular e em estabelecimentos de ensino musical. Fluente em Ingles e Espanhol.

 

RAFAEL LEANDRO GOUVEIA – Piano

A trajetória do regente Leandro Gouveia começou aos 8 anos de idade, quando teve seu primeiro contato com o violino. Mais velho, o jovem de 15 anos encontrava uma nova paixão, o piano. Os estudos a partir de então nunca cessaram. Leandro se formou em piano no Curso Técnico em Instrumento Musical pelo Conservatório Carlos Gomes, de Campinas.

Hoje, é estudante de Licenciatura plena em Música na Faculdade Claretiano. Durante sua carreira como piansita, destacou-se em co-repetição para instrumentistas e cantores líricos para festivais e concursos. Também como co-repetidor em aulas de Ballet clássico no curso Técnico de Dança do Conservatório Carlos Gomes. Em 2013, Leandro encontrava uma nova etapa de sua carreira. Começou a trabalhar com o Coral infanto-juvenil Meninos Cantores de Campinas (MECCA), sendo pianista e regente assistente da maestrina Natalia Laranjeira.

O Conservatório Carlos Gomes continuou presente na sua trajetória mesmo após sua formação. Um importante momento foi sua participação no Master Class de Regencia , no qual foi assistente da renomada maestrina Simone Menezes. Atualmente Leandro é professor nos cursos de Iniciação artística e musicalização para bebês no Conservatório Carlos Gomes, além de Regente oficial do Coral infanto-juvenil MECCA, Diretor Artístico e Maestro do coro CCCJ de Hortolândia

 

LEANDRO PORFIRIO – Flauta Transversal

Iniciou seus primeiros estudos em Campinas - SP e mais tarde ingressou na Universidade Estadual de Campinas  (UNICAMP).Em 1994 foi admitido no Curso Superior de Música da Escola Nacional de Música e Dança de Paris - França (Communne de la Ville d'Avray), na classe de Flauta Transversal do Prof. Patrice Bocquillon, e Música de Câmara do Prof. Jacques Vandeville.Premiado durante o curso, obteve o diploma no Curso Superior de Música em Flauta Transversal em junho de 1.997 e Diploma de Aperfeiçoamento em junho de 1.998.Em 2.000 foi Professor do Bacharelado em Flauta Transversal e Música de Câmara da Universidade Estadual do Pará - Instituto Cultural Fundação Carlos Gomes. Gravou dois Cds prêmios concedidos pelo FICC Campinas, CD Corpo Fora em 2009 e CD Respiração em 2010 atuando no Duo Oxigênio e Gás Carbônico,(Companhia TUGUDUM), ao lado do percussionista Dalga Larrondo recebendo vários elogios de críticos musicais em vários continentes.Em 2012, foi premiado na UNICAMP no Projeto Solista Performance 2012, estréia mundial da obra Concerto para Flauta e Orquestra á Cordas do compositor Almeida Prado, acompanhado da Sinfônica da Unicamp sob a direção de Daisuke Shibata. Em 2013 também foi premiado no Projeto Performance Solista na Unicamp.

Site: http://leandroflauta.wix.com/leandroporfirio

 

 

SARAH SELLES – Flauta Transversal

Após a iniciação musical aos seis anos com o pai, estudou com Claudia Alvarenga de Carvalho no Conservatório Musical Carlos Gomes de Campinas, e atualmente é aluna de Marcelo Adib Ibri, na Faculdade Mozarteum de São Paulo. Além de atuar como solista na Camerata Jovem "Ars Musicalis", é primeira flauta e flautim convidada da Orquestra Sinfônica da Unicamp e de outras iniciativas da universidade, como a Orquestra Comunitária (solista) e a Banda Anacleto de Medeiros (spalla). Tocou sob a regência dos norte-americanos Margheritte Brooks, Claudia Walker e Camp Kirkland, do argentino Dante Anzolini e dos brasileiros Carlos Fiorini, Hermes Coelho e Eduardo Ostergren. Gravou CDs com a Orquestra Filarmônica Nazarena de Campinas, onde é chefe de naipe. Atualmente se apresenta como recitalista na capital e em várias cidades do interior de São Paulo com o pianista Ulisses Dumalakas. 

É professora no Conservatório Musical Carlos Gomes e Conservatório Musiarte em Campinas e Conservatório Gomes Cardim em Jundiaí. Leciona flauta doce, transversal, musicalização infantil, música de câmera e música para a terceira idade. 
É membro da Academia Metropolitana de Artes, Letras e Ciências, inaugurando a cadeira de número 05 onde homenageia como patrono, o flautista e compositor Pattápio Silva. 
É membro da ABRAF- Associação Brasileira de Flautistas

LILIAN FEREZIN – Piano Erudito E Popular / Canto E Teoria Musical

Lili Ferezin nasceu em Ribeirão Preto e  formou-se em Técnico em Música no Conservatório Heitor Villa-Lobos. Em 1990 formou-se em Licenciatura em música pela “UNAERP” - Universidade de Ribeirão Preto. Mudou-se para Campinas em 1993 onde fez vários cursos pela UNICAMP e UNESP. Voltou para Ribeirão Preto em 2010 onde leciona no Conservatório Arte e Som e no Colégio Bassano Vaccarini. Também leciona no Conservatório Carlos Gomes em Campinas à 21 anos, onde na companhia de Janice Pezzoa, Paulo Signhore e Pablo Pezzoa apresentou o espetáculo  “Samba, choros e outras bossas”. Atualmente integra o grupo “Receita de Samba” com Dercio Ferezin, Lara Theo, Thiago André e Thiago Carbonari.

RAONI PERES – Violino

Da aula no Conservatório de Violino, éRegente e Arranjador da Orquestra Experimental do Conservatório Carlos Gomes, aulas de Teoria Elementar e Percepção.

Ponto de Cultura - Itobi-SP 2010-2011 - Professor de Violino
Escola Interação - Casa Branca – SP

2006 – 2009 - Professor de Música 2o ao 5o ano / Professor de Musicalização Infantil de Maternal à Jardim de Infância.

Projeto Guiomar Novaes – Itobi-SP 2007 Professor de Flauta Doce

Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (em andamento) Cursando Composição e Bacharelado em Violino em 2011 Aulas de Violino com Graziela Pagotto  Aulas de Interpretação Barroca com Juliano Buosi

Formado no Curso Técnico de Violino em 2009 no Conservatório Carlos Gomes.

Oficina de Improvisação de Trilha Sonora ao Vivo no SESC em 2015

Workshop com o compositor/ator Tim Rescala em 2015
Curso de Trilha Sonora para Dança com o artista sonoro Dudu Tsuda em 2015 na 1 Bienal de Dança da Unicamp em 2015
Aulas de composição com Achille Picche no festival Musica das Esferas em 2012 VI Seminário de Regência Coral SES –UNCIAMP em 2011

CRISTINA SCHIMIED ROSA – Piano

Ministra aulas de piano erudito e teclado para crianças e adultos. É professora de teclado desde 1993 e piano desde 2002; Licenciatura em Música na Faculdade Nazarena do Brasil, incompleta e Técnico Profissionalizante em Música / Piano, de 2001 a 2004 no Conservatório Musical Carlos Gomes; Fez Cursos de Harmonia e Arranjo ministrado pela prof.ª Hannelore Bucher, de 28 a 29/0809;Curso de Formação Para Professores de Musicalização Infantil ministrado pela prof.ª MS Lilia De Oliveira Rosa, de 14/04 à 30/06/07;Curso de Harmonia Funcional Prática ministrado pela prof.ª Hanelore Bucher de 21à 23/04/05;Oficina de Musicalização para Professores tendo por tema Estorinhas para Ouvir ministrado pela prof.ª Enny Parejo de 24 à 28/07/07;

Oficina de Musicalização para Professores no Conservatório Musical Beethoven tendo por tema: O Piano como Instrumento Musicalizador ministrado pela prof.ª Leila Sugahara de 20 à 24/07/04;Workshop “O Processo Visual na Educação Musical" ministrado pela prof.ª Márcia Ostergren Baits em 15/06/02;Seminário de Educação Infantil de 19 à 21/10/01 com os cursos abaixo relacionados: Metodologia do Estudo do Instrumluizento - prof.ª Maria Lucila Junqueira; Conjuntos Método Orff - prof.ª Maria Cristina B. Sussolini; Iniciação ao Coral Infantil - prof.ª Maria Cecília Baradel; Harmonização de Canções Infantis - prof. Guilherme Ribeiro;  Planejamento e Organização de Audição anual dos alunos matriculados; Ao longo desses anos tem se aprimorado constantemente através de aulas de piano erudito com a professora Maria Lucila Junqueira, participando de pequenos recitais e oficinas ligadas à área de pedagogia para piano.

MAURICIO LIMA – Violão / Guitarra

Professor de Prática em Conjunto, Teoria, Instrumento Violão / Guitarra e Noções Musicais para Dançarinos nos cursos Técnicos de Música e Dança do Conservatório. Bacharel em Música Popular, pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Campinas, SP . Arranjador e Regente da Orquestra “Nossa” de Música Popular com Chico Medori. Especialização Lato Sensu em “Orquestração” (Cursando), pelo Centro Universitário do Conservatório Brasileiro de Música, Rio De Janeiro – RJ. Convite especial do “Ministério da Cultura de Cuba” e do “Instituto Cubano de Música” ao grupo “Pano Pra Manga” compor a programação de 17/02/09 à 26/02/09 do “XXV Festival Internacional Jazz Plaza 2009”, Havana, Cuba.

RODRIGO SANTOS – Violão / Contrabaixo / Guitarra / Cavaquinho e Viola Caipira

Licenciatura em Música - Universidade Metropolitana de Santos, 2014.

Extensão de Digitação Passos a passo de Partituras – Universidade Metropolitana de Santos, 2014.

Técnico de Música e Instrumento Musical - Conservatório de Música Carlos Gomes, 2014.

Licenciatura em Pedagogia - Universidade Metropolitana de Santos, 2015.

Cursando Pós Graduação em Educação Especial - Universidade Cândido Mendes, 2016.Professor de Teoria Musical e Cordas: Violão, Contrabaixo, Guitarra, Cavaquinho, Viola Caipira

ISA TAUBE - Canto

Isa Taube graduou-se em regência em 1990 pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Em 1990, foi premiada com uma bolsa de estudos pela Berklee Colleg of Music (Boston - EUA), onde especializou-se em canto.

Nesse período de estudos, teve aulas de canto com Ana Maria Kieffer (Campinas / 1991), Milli Bernejo (Boston, EUA / 1990-1991), Sharon Brown (Boston, EUA / 1990-1991), Niza de Castro Tank (Campinas / 1984-1986).

Também teve como mestres, porém em outras áreas de estudos da música, Marcos Tadeu (Flauta), Henrique Gregori e Moacir del Pichia (Regência), Rafael dos Santos e Fulvia Escobar (Teclado), Ricardo Goldemberg (Orquestração), Achile Picchi (História da Música), Daminiano Cozzela (Harmonia e Arranjo) e José Gramany (Arranjo).

Como interpréte de Jazz e MPB, apresentou-se em inúmeros shows no Brasil e EUA:

  • Desde 1988 - Apresentações em casas noturnas (Campinas e Região);
  • 21/06/1989 - Lançamento do LP "Bar Ilustrada Vol. 1" (Centro de Convivência, Campinas);
  • 08/05/1990 - Show "Roberto Sion e Combo in Concert" (Centro de Convivência, Campinas);
  • 13/10/1990 - Show "Solar Trio e Isa Taube" - Galleria Music (Galleria Shopping, Campinas);
  • 22/03/1991 - Show "Os Invasors Band" - The Ritz Carlton Hotel-Benefit Gala (Boston, EUA);
  • 08/03/1992 - Show "Projeto Novas Cantoras" (Bar da Praia, Jaguariúna);
  • 18/06/1992 - Lançamento do CD "Isa Taube" - Projeto Adoniran Barbosa (Teatro Fernando Azevedo, São Paulo);
  • 15/04/1997 - Lançamento do CD "Isa Taube" (Centro de Convivência, Campinas);
  • 1º/08/1997 - Show "Encanta Campinas" (Centro de Convivência, Campinas);
  • 26/08/1997 - Lançamento do CD "Isa Taube" - Projeto Galleria (Galleria Shopping, Campinas);
  • 08/05/1999 - Projeto "Café com Leite" (SESC Pompéia, São Paulo).

Durante 15 anos, Isa Taube foi integrante do Grupo Anima, participando como cantora solista em importantes programações pela América do Sul e América do Norte:

  • Outubro e novembro de 2006 - Turnê do CD "Espelho", promovida pela Petrobras (15 cidades do Brasil);
  • Outubro e novembro de 2005 - Turnê "Sonora Brasil", promovida pelo SESC (63 cidades do Brasil);
  • 23 e 24/09/2001 - Lançamento do CD "Especiarias" (Centro de Convivência, Campinas);
  • Março de 2001 - Turnê pelos EUA (Los Angeles, Portland, Dallas e Miami);
  • Outubro e novembro de 2000 - Turnê pelos EUA (Long Island, Nova York, St. Louis, Washington, Bois Vermillion e Chicago);
  • Julho de 2000 - Lançamento do CD "Especiarias" (32º Festival da UFMG, Diamantina, MG);
  • 12/01/2001 - Show no Rock in Rio - Tenda Raízes;
  • 19, 28 e 29/06/2000 - Lançamento do CD "Especiarias" (Teatro Alfa Real, São Paulo);
  • Junho de 2000 - três shows na Universidade de Massachussetts (Amherst, EUA);
  • Julho de 1999 - Turnê Sonora Brasil, promovida pelo SESC (Maceió, Recife, Caruarú, Garanhuns, Arco Verde, Petrolina, Juazeiro do Norte, Iguatú, Fortaleza, Sobral, Macapá, Belém, Campo Grande, Florianópolis, Maringá e Curitiba);
  • 20 e 21/03/1998 - Lançamento do CD "Espiral do Tempo" (A Casa, São Paulo);
  • 08/03/1998 - Show "Mundano" (Centro de Convivência, Campinas);
  • 24/10/1997 - II Festival Internacional de Música Antiga e Tradição Oral (Teatro da Federação Espírita, Curitiba-PR);
  • 19/09/1997 - Lançamento do CD "Espiral do Tempo" (Centro de Convivência, Campinas);
  • Outubro de 1996 - I Festival Internacional de Música Antiga e Tradição Oral (Teatro da Federação Espírita, Curitiba-PR);
  • 07/12/1994 - Lançamento do CD "Trilhas" (Centro de Convivência, Campinas);

No total, foram 15 anos de grupo, totalizando 5 CDs, 1 DVD e centenas de apresentações pelas Américas.

Em paralelo à sua carreira como cantora, Isa Taube atua desde 1989 no ensino de canto popular.

 

 

PARA MAIS INFORMAÇÕES: (19) 3253-0375 / 25190730 / 994476202


Contato

(19) 25190730 – (19) 32530375 – (19) 32542069 – (19) 32534372 – (19) 994476202
secretaria@ccg.art.br / simone@ccg.art.br

Rua Jose Freitas Amorim 155 - Jd. Santa Cândida, Campinas -SP cep 13087-504.
(Ver mapa de localização)

CCG nas redes sociais

Conservatório Carlos Gomes - Todos os direitos reservados